sexta-feira, 18 de julho de 2008

Construindo a autonomia


Também disponível em MP3.


Neste vídeo, Pe. Fábio de Melo sobre o processo de educação da pessoa humana, que envolve todas as pessoas que têm contato com ela. Muitas vezes podemos observar nas pessoas quem teve mais influência na sua personalidade, geralmente o pai ou a mãe. Este processo de educação busca construir a autonomia da pessoa, de forma que ela possa tomar decisões sozinhas e seguir sua vida independente dos pais. Muitos pais educam seus filhos como uma extensão sua, uma reprodução, gerando dependência excessiva.

A criança nasce sem regras, é preciso mostrar para ela o que é certo, e com isto ela irá fazer o que é correto por ver os outros fazendo o mesmo. Mas com o tempo ela irá desenvolver o juízo de valor, ou seja, fará a coisa certa por saber que é correto, não apenas por exemplo de outros.

Na educação há duas possibilidades, ou iremos controlar ou iremos cuidar da criança. Cuidar é fazer pelo outro o que ele ainda não pode, os pais devem ficar ao lado apenas até o momento em que a criança desenvolve a autonomia. Quando o cuidado desrespeita a liberdade do outro, isto se transforma em controle, que não educa, pois ninguém gosta de ser controlado. É este controle que gera a aversão e agressividade que muitas vezes enxergamos em muitos filhos, revoltados com seus pais por causa de tanto controle.

Um comentário:

Anônimo disse...

Padre Fabio!
Voce tem sido um grande exemplo de coragem, sabedoria, e fé em Deus para mim. Agradeço a Deus pela vida que me permiti e as palavras sabias que Ele me envia atraves de pessoas tão especial, e vc é uma destas pessoas. A mais ou menos um ano tenho acompanhado seu programa e isso tem me permitido refletir e aprender muitos aspectos sobre a vida e sobre essa "liberdade" que falou nesta apresentação.
Gostaria de postar meu testemunho, que minha sitação é MUITO semelhante a da Maria, que te enviou o e-mail. É maravilhoso acreditar e exercer a nossa autonomia. Mas até o momento que tive coragem de enfrentar esse mundo com minhas proprias pernas, o medo me paralisou por muitas vezes, e ainda paraliza de vez em quando. Nunca estamos sozinhos, e isso me dá coragem para seguir. Temos que crer que somos capazes, pois Deus está Sempre conosco. Errar faz parte do aprendizado, e ouvir de quem amamos o que devemos fazer sempre, não satisfaz a nossa pessoa. Deus nos fez livres, e nos colocou em lares que nos mostrariam Valores para seguirmos. Se hoje somos filhos, amanha seremos pais e teremos que "Guiar".
Padre Fabio, Obrigada Por me ajudar nesse processo de construção de minha autonomia e personalidade. Obrigada Senhor, por iluminar essa pessoa que nos traz tanta paz. Obrigada Maria(da carta) pela coragem de escrever com tanta claresa o que tantas de nós sentimos!!!
Fernanda